Acesse o Portal CIIC

Escola em Pastoral: Um modo de toda escola SER

O futuro da educação parece indicar para uma confluência da tradição, valores/atitudes e espiritualidade com profissionalismo e excelência no ensino.

Quando falamos em espiritualidade, ponto de gravidade da escola em pastoral, a entendemos como a tradução da pedagogia do amor em um modo de ser da escola. Para a Rede Santa Paulina, a pedagogia do amor tem suas raízes na tradição cristã e se atualiza no dinamismo do mundo. Deste modo, agimos para potencializar as forças que foram conquistadas ao longo da história e para avançar ainda mais no profissionalismo e na espiritualidade com foco na excelência.

A proposta de Escola em Pastoral da Rede Santa Paulina é inspirada no testemunho de vida de Santa Paulina, mulher sensível, disponível e solidária as diversas situações do seu tempo. Ela nos leva aos valores que permeiam nossa vida como comunidade educativa e nos desafia a colocar em prática o propósito existencial: evangelizar através da educação.

O termo escola em pastoral quer traduzir um novo paradigma para a escola. Escola em pastoral refere-se à perspectiva de uma escola, toda ela pensada e operacionalizada integrando as dimensões pedagógica, administrativa, financeira, educacional e pastoral. A dimensão pastoral, aqui, está relacionada a uma perspectiva de gestão cristã que combina as exigências de qualidade na entrega do serviço com as exigências de qualidade nas relações, embasadas na pedagogia do amor.

A espiritualidade, enquanto eixo do processo de ensino-aprendizagem, compõe cada uma das ações, planos e projetos da escola.

Atividades da Pastoral Escolar:

• Ações sociais e comunitárias na cidade
  • Celebrações da Palavra e Eucaristia
  • Encontros de Vivência
  • Eventos formativos de diálogo e troca de experiências
  • Grupos de Jovens (organizado conforme faixa etária de idade)
  • Orações
  • Participação e acompanhamento de jovens estudantes em ações e projetos sociais
  • Retiros para educadores e estudantes

Ser uma Escola em Pastoral é viver a educação do jeito humano, solidário, simples e dinâmico de Santa Paulina e, para que de fato esta proposta se concretize, é necessário que a Rede Santa Paulina continue sempre inovando no seu jeito de ser, contando com a criatividade e os dons de cada pessoa que faz parte deste projeto, dando tons especiais, vivenciando relações fraternas, formando COMUNIDADES EDUCATIVAS. Cuidando, ensinando e aprendendo juntos!

Coordenação: Sebastiana Mendonça de Sousa.

Canal exclusivo para novas matrículas.